Medidas preventivas para redução dos passivos trabalhistas


5 min de leitura

Nos tempos atuais os empresários convivem com mercados altamente competitivos, altas cargas tributárias, inadimplência de clientes e os temidos processos trabalhistas.

Como se sabe, um processo trabalhista poderá arruinar todo o planejamento financeiro de uma empresa, afetando diretamente sua competitividade perante a concorrência.

Desse modo é importante que as empresas busquem constantemente a inovação e aprimoramento de seus processos organizacionais, investimentos em tecnologia e gestão de pessoas.

Contudo, um dos pontos que é deixado de lado pelo empresário é a contratação de uma consultoria jurídica trabalhista. Seja por achar que é um “custo” desnecessário ou ainda por desconhecimento dos benefícios que essa consultoria pode oferecer a médio e longo prazo.

Desde já, devemos frisar que o empresário não deve ter o entendimento de que uma consultoria jurídica seja um custo para empresa. Na realidade, a consultoria deve ser vista como um investimento para que se evite perdas futuras.

A contratação de empresas e profissionais que possuem habilidades específicas é útil para que a empresa possa manter o foco na execução de sua atividade principal.


O que é consultoria jurídica?

A consultoria jurídica consiste no acompanhamento das atividades da empresa para a realização de um diagnóstico de eventuais falhas que possam gerar passivos que causem impactos financeiros. Depois de acompanhar a realidade do ambiente de trabalho, nós da M. Kawashimo – Advocacia e Consultoria Jurídica fornecemos as soluções mediante parecer técnico, indicando mudanças em processos para pôr em prática. Essas medidas são realizadas pelo contratante e tem como objetivo o aprimoramento da atuação do seu negócio.


Quanto tempo dura a realização da consultoria? 

Depende. Geralmente, a consultoria é realizada de forma pontual e com prazo definido. Entretanto, dependendo da situação em que a empresa se encontra, o aconselhável é uma consultoria permanente, o que chamamos de assessoria jurídica.

Nessa assessoria estão englobadas não só a consultoria mas também os serviços de advocacia contenciosa. Ou seja, é realizado todo um trabalho preventivo “estancando-se” eventuais passivos, bem como, é oferecido os trabalhos contenciosos, para atenuar os prejuízos financeiros decorrentes do período em que a atuação preventiva inexistia na empresa.


Quais são as vantagens?

Assessoria

  • Oferece atuação especializada e atualização constante;
  • Trabalha de forma consistente numa área específica da empresa, acompanhando sua rotina e necessidades;
  • Evita a necessidade de especialização em uma área importante que não seja estratégica para o negócio;
  • Diminuição de custos com trabalho especializado, tornando desnecessária a criação de vários departamentos que não se refiram à atividade principal;
  • Redução dos erros e imprevistos ocasionados pela falta de profissionalização dos funcionários encarregados em realizar as atividades.

Consultoria

  • Traz novos conhecimentos para a empresa;
  • Realiza uma análise partindo de critérios objetivos e da experiência de mercado, trazendo para dentro da realidade da empresa uma visão profissional do mercado;
  • Agiliza a implementação de mudanças, pois aplica conhecimentos técnicos que evitam a necessidade de várias tentativas para atingir um determinado objetivo;
  • Melhora o desempenho da empresa;
  • Identifica problemas e oferece um plano de ação objetivo para solucioná-los;
  • Tem prazo determinado e custo previsível;
  • Oferece suporte para a tomada de decisões com embasamento técnico;
  • Indica soluções com foco em resultados.


Como escolher a melhor opção?

O trabalho dos profissionais de assessoria e consultoria é bastante diferente. Por isso, as situações em que a empresa precisará de cada um deles dependem da análise cuidadosa dos serviços e da situação da empresa. Confira abaixo quais são as situações mais comuns para cada contratação.

Contrate uma assessoria:

  • Quando o problema do gestor consiste em falta de tempo para fazer determinada atividade que é indispensável para atuação da empresa, mas não é o centro do negócio;
  • Se houver necessidade de realização contínua e especializada de determinada atividade;
  • Quando a atividade exercida pela assessoria requerer atualização constante (por exemplo, na assessoria trabalhista);
  • Caso a contratação e treinamento de uma equipe para a realização de uma atividade específica seja uma opção cara ou pouco eficiente.

Contrate uma consultoria:

  • Quando for necessário avaliar o desempenho da empresa de forma imparcial e baseado em critérios técnicos;
  • Para desenvolver projetos estratégicos para a empresa em que há pouca experiência para a conclusão, garantindo que o projeto será concluído de forma ágil e econômica;
  • Se a empresa precisa de reestruturação para continuar no mercado;
  • Quando já existe um problema identificado, mas não há o conhecimento técnico necessário para a elaboração de um plano de ação para solucionar o problema;
  • Para agilizar a implementação de mudanças, evitando erros por falta de expertise.


As empresas podem se beneficiar das soluções oferecidas tanto pelo serviço de assessoria quanto pelo de consultoria durante todas as fases de sua existência. As duas atividades ocupam espaços diferentes na oferta de soluções ao cliente, sendo igualmente úteis para a execução de melhorias no desempenho do negócio. A escolha entre assessoria e consultoria deve levar em consideração o objetivo que se pretende atingir com a contratação. Em ambos os casos, podemos garantir que os passivos trabalhistas não serão  problema para sua empresa pois você estará  amparado  por profissionais especializados garantindo-se assim, uma maior segurança jurídica na tomada de suas decisões, permitindo-se que com os valores economizados sejam investidos em novas áreas de sua empresa para manter a competitividade na área de atuação.

Em nossa experiência junto aos nossos clientes, constatamos uma redução entre 70% a 80% nos passivos trabalhistas com a contratação de consultoria e assessoria jurídica oferecidas pelo nosso escritório. Isso se traduz no aumento da eficiência e qualidade das atividades empresariais gerando considerável economia financeira.

Já percebeu qual serviço te atende melhor? Deseja conhecer opções de assessoria e consultoria?

Então, entre em contato conosco e receba a indicação ideal para o seu negócio!